Notebook 100% protegido

e-book notebook blindado





SIGA-NOS

O que é um processador?

É um dos principais componentes de um computador, e também é conhecido como CPU(central processing unit ou unidade central de processamento), uma boa forma de reconhecê-lo em uma placa mãe é localizando uma ventoinha, o processador fica logo abaixo dela, a função de um processador é o processamento das informações, onde essas informações são repassadas para a placa mãe até chegar em outros componentes como HDD, memóra RAM e etc.
Processador

processador

História

Um dos primeiros computadores criados pela humanidade foi o ENIAC, financiado pela exército americano tinha um tamanho gigantesco 30 metros para ser mais exato, seu peso era de 32 toneladas e sua temperatura chegava aos 50 graus. Assim com disse o nosso querido cantor Renato Russo "Uma guerra sempre avança a tecnologia mesmo sendo guerra santa, quente, morna ou fria, prá que exportar comida, se as armas dão mais lucros na exportação" com o ENIAC não foi diferente, o mesmo foi criado para fins militares, mesmo tendo um baixo processamento era capaz de calcular a trajetória de um alvo e pouquíssimos segundos.

Eniac
Eniac

Entre os componentes utilizados em antigos computadores está a válvula, que oferecia alguns limites, um deles é a necessidade de aquecer até que se torne cem por cento funcional, o ENIAC tinha milhares delas e como cada válvula tinha uma vida útil de aproximadamente três mil horas, o intervalo de troca de válvulas era bem curto, problema que foi solucionado na década  de cinquenta com a criação do transistor.

Valvulas

Válvulas

Transistor

Transistor

Clock

Assim como um rodovia tem uma velocidade máxima para trafegar, o processador tem uma velocidade de processamento, que também pode ser chamada de frequência e sua unidade de medida é o Hz, no básico a palavra frequência quando se fala em computação e a com que os dados trafegam no processador ou a capacidade de executar tarefas, quanto maior for a frequência(clock) maior é a velocidade que o processador tem de processar tarefas.

Atualmente os processadores para notebooks e desktops podem ultrapassar os 3GHz, só que essa grande frequência pode ser um problema, infelizmente quanto maior a frequência do processador maior a sua capacidade de produzir calor, em uma linguagem mais simples, toda vez que você for trocar o seu computador, e ele for cada vez mais veloz, provavelmente algum dia seu computador iria se tornar uma geladeira.

Multinúcleo

Os processadores multinúcleo surgiram para acabar com esse problema de temperatura, isso por que não seria mais necessário aumentar a frequência interna do processador, por que cada núcleo é sub entendido como um processador independente, como se fosse dois ou mais processadores dentro de um só, em uma linguagem mais formal um processador multinúcleo é um clip que contem dois ou mais núcleos, uma das vantagens é a capacidade de executar multi tarefas simultâneas, cada núcleo executa uma tarefa diferente.

Em um processador dual core(2 núcleos) de 1.8GHz não pode ser chamado de um um processador de 3.2GHz, ou seja a frequência de seus núcleos não podem ser somadas, o máximo que podemos descrevê-lo é como um processador multi tarefas com 2 núcleos e cada um com a frequência de 1.8GHz.

Memória cache

Os processadores sofrem melhorias frequentes, cada vez mais estão mais rápidos e com mais núcleos, as memórias RAM também sofrem melhorias constantes, mas não conseguem acompanhar os processadores, todos nós sabemos que para execução de tarefas o processador deve se comunicar com a memória RAM, infelizmente a velocidade dessa comunicação muitas vezes é comprometida por causa da baixa frequência da memória RAM, foi dai que surgiu a ideia da memória cache, que é nada mais nada menos que uma pequena memória super veloz dentro do processador.

Um bom exemplo de memória super veloz é a SRAM (Static RAM) infelizmente a mesma é muito cara, e por isso os computadores de hoje utilizam a memória DRAM (Dynamic RAM). Dentro do processador há uma pequeno circuito de memória SRAM, onde essa memória recebe dados que são mais utilizados pela memória convencional(RAM).

No básico é isso, quem quiser acrescentar alguma coisa fique a vontade para fazer algum comentário, e quem ficou com alguma dúvida faça a mesma coisa, e se você achou esse artigo útil fique a vontade para compartilhar com seus amigos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.