Notebook 100% protegido

e-book notebook blindado





SIGA-NOS

Quais as diferenças entre os processadores Core i3, i5 e i7

processadores i7

Desde a criação do primeiro processador da Intel em 1971, já se passaram 45 anos e muita coisa aconteceu, surgiram várias tecnologias e a criação de muitos eletrônicos, como os smartphones por exemplo. Há algum tempo a tecnologia mais atual entre os processadores da Intel era a linha Core2Duo, atualmente a Intel aposta na linha i3, i5 e i7 e nessa postagem estarei tratando de suas características e suas diferenças.

Intel i3

E o típico processador para quem deseja realizar o básico, mas de forma rápida, isso por que a linha i3 além de ter 2 núcleos físicos, alguns modelos ainda trazem mais 4 núcleos lógicos, o resultado disso é uma interação muito mais rápida, e a possibilidade de trabalhar com mais de um programa ao mesmo tempo.

Esses processadores capazes de satisfazer suas necessidades, caso você queira apenas trabalhar com internet, digitar textos no word, trabalhar com planilhas, e de vez em quando jogar aquele jogo leve que você tanto gosta.

Por se tratar de uma linha básica sua quantidade de cache gira em torno de 1MB a 3MB, uma quantidade mais do que suficiente para quem quer utilizar aplicações leves como internet, processadores de texto, planilhas eletrônicas entre outros. Para quem gosta de jogos, os processadores da linha i3 trazem uma pequena quantidade de memoria de vídeo integrada, capaz de rodar alguns jogos que não exigem tando processamento gráfico.

processadores

Existe uma certa diferença entre processadores de notebook e processadores de computador, os processadores para desktop tendem a ter mais desempenho além de serem mais baratos, sem esquecer que alguns modelos dos processadores i3 trazem a tecnologia turbo boost, que gerencia a velocidade do notebook fazendo com que ele funcione com desempenho por demanda, o peso da atividade é quem define a velocidade do processador e consequentemente seu consumo de energia.

Intel i5

Para as pessoas que desejam realizar tarefas consideradas medianas, esse é o processador recomendado, pois além de ter os 2 núcleos físicos alguns modelos dos processadores i5 trazem 6 núcleos lógicos, o resultado é até 6 vezes mais velocidade comparado com um processador de um único núcleo.

Os processadores i5 trazem uma quantidade maior de memoria cache em relação ao i3, e para quem gosta de jogos, os processadores i5 são muito recomendados, mas antes de qualquer coisa verifique os requisitos do seu jogo preferido, e compare com a ficha técnica do processador que você deseja comprar.

Os processadores i5 são para aquelas pessoas mais exigentes quando o quesito é velocidade, com ele você pode ir além do básico e começar a trabalhar com programas AUTO CAD, programação em IDE's pesadas como o Android Studio entre outros.

Os processadores intel i5 além de trazer uma quantidade maior de núcleos lógicos, ainda dispõem de uma velocidade maior, e utilizando a tecnologia turbo turbo boost é possível que seu notebook chegue a uma frequência de até 3 GHz, uma velocidade mais do que suficiente para realizar suas tarefas do dia dia.

Intel i7

Os processadores i7 atualmente são os tops de linha, eles trazem todas as tecnologias criadas pala intel, entre elas está o turbo boost, todas as características desses processadores são configuradas para o seu máximo, isso pode ser facilmente notado na quantidade de cache que eles trazem em seu interior, que de certa forma pode ultrapassar os 8 MB dependendo modelo do processador.

Os notebook que vem equipado com um processador intel i7, infelizmente não pode ser considerado um PC GAMER, mas as novas gerações trazem um grande quantidade de memória de vídeo compartilhada, alguns modelos podem até ultrapassar os 3 GB, e sinceramente isso influencia muito na desempenho para jogos, mesmo sem uma memória dedicada, esses processadores ainda sim são capazes de rodar uma grande maioria dos jogos pesados.

Para o processador top de linha estão os usuários que trabalham nas áreas gráficas e de desenvolvimento, esse processador suporta praticamente qualquer tarefa, se o problema for desempenho em vídeo saiba que esse processador não vai lhe deixar na mão principalmente as novas gerações, que costumam trazer mais e mais memória de vídeo compartilhada.

Infelizmente a temperatura sempre foi um pé no sapato quando se quer um trabalhar cada vez mais rápido, mas felizmente depois da virtualização de núcleos esse problema foi contornado, e em relação aos processadores i7 da Intel eles pode trazer 4 núcleos físicos ou mais, podendo chegar a até 8, em resumo você terá um notebook monstruoso quando o quesito é processamento, você poderá trabalhar com vários programas extremamente pesados ao mesmo tempo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.