Faça login com o facebook Entrar
×

Siga-nos e saiba de tudo antes de todo mundo!

SIGA-NOS

Como evitar a tela azul da morte

Creio que todo mundo, ou quase todo mundo já se deparou com uma tela azul(Screen Blue of Death) com um monte de letras brancas!!! de certa forma todas as pessoas que interagem com um computador temem esse tipo de evento por vários motivos, um deles é saber que seu sistema está prestes de ser reinstalado do zero, e de fato todos os seus trabalhos foram perdidos, sem esquecer que a tela azul também pode ser um problema com seu hardware. Não existe uma solução exata para esse problema, até por que existem várias formas de seu notebook apresentar esse problema, mas falarei de como zelar pela integridade de seu sistema ou de seu hardware, para que você futuramente não venha a ter essa dor de cabeça.
simbologia tela azul da morte

No modo básico uma das formas mais obvias de se evitar a tela azul é desligar o computador corretamente, digo isso por que existem pessoas que desligam direto no estabilizador, ou quando o computador está em modo de descanso é desligado despercebidamente também pelo estabilizador, isso causa danos aos arquivos de sistema ocasionando tela azul, ou falha na inicialização do sistema, e pode ser corrigido com o próprio CD do Windows, caso seu sistema venha a não funcionar. Existem muitos arquivos importantes no seu computador que você não quer perder, não se desespere existem várias formas de se recuperar seus arquivos. Voltando ao que interessa essas são formas básicas de se evitar a tela azul da morte.

Cuidado com o super aquecimento

Você que gosta de ficar horas e horas ligado no notebook, tem que prestar atenção em uma coisa, a temperatura do seu computador, isso mesmo isso influência e muito, tanto a tela azul quanto a problemas com o hardware, uma máquina que fica muito exposta a altas temperaturas por grandes períodos de tempo é uma forte candidata a apresentar problemas em seus circuitos internos, processador por exemplo, e isso pode danificar o dispositivo a um ponto que seja necessário a reposição do mesmo, em outras palavras uma placa mãe é muito cara, e cai entre nós, é melhor zelar pelo dispositivo do que por a mão no bolso, uma solução para o problema da temperatura é abrir o gabinete e por um ventilador, isso resfria a máquina principalmente o HD

Uma limpeza de vez em quando

Seu PC tem mais de dois ou três anos? Você já abriu o gabinete para fazer uma faxina? Não? Pois saiba que isso é extremamente necessário para o bom funcionamento da máquina, principalmente quando falamos de memória ou Disco RAM. Aquela pequena placa que você insere no slot da placa mãe, com um tempo fica suja, e você pode fazer a limpeza de um modo bem simples, basicamente remova a memoria do slot utilizando uma espécie de presilha, depois disso use uma borracha de preferência branca para a limpeza da parte que se comunica com o slot da placa mãe.

slot de memoria RAM

Você também pode troca a pasta térmica do processador e fazer a limpeza do mesmo, é um processo um pouco mais complexo, mas basta ter muito cuidado para não danificar os pinos que se comunicam com o processador. Para remover o processador do soquet é utilizando uma espécie de braço que fica próximo ao processador como mostra a figura abaixo:

soquet placa mãe

Depois da remoção do processador você pode utilizar um pincel para fazer a limpeza e uma flanela para remover a pasta térmica antiga, uma breve descrição da funcionalidade da pasta térmica é que a mesma aumenta a área de contato entre o processador e o coller(ventilador) otimizando a refrigeração do processador, voltando a assunto, a pasta térmica deve ser colocada em uma quantidade praticamente insignificante, o suficiente para que haja a troca de calor.


cena clássica do windows 98 dando tela azul em plana apresentação.

Você também pode fazer uma restauração de sistema caso sua máquina venha a apresentar o problema a pouco tempo, existem muitos artigos na internet que falam do assunto inclusive artigos de nível mais elevado, como alguns que você pode reparar o registro do windows ou reverter algum driver que você atualizou recentemente.

2 comentários:

  1. o interessante de tela azul da morte é a famosa e muito comum DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL .

    Ela é como se fosse um câncer, um driver perdeu o controle do seu IRQL (IRQL é um serviço que permite o hardware de ficar sob controle, acessando a memória quando necessário).

    Daí sem controle, o driver pode acessar uma área da memória que está protegida,ou seja, pertence a outro processo importante do sistema.

    Isso gera conflito e gera tela azul da morte, pois é uma precaução do Windows pra que algo pior aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, a tela azul da morte também é muito comum com erros de hardware, principalmente drivers, um amigo meu tinha um samsung que no primeiro dia de uso deu tela azul, mesmo estando com os drivers do próprio fabricante, formatei e coloquei outro driver, não ficou 100% mais a quantidade de erros que ocasionavam a tela azul diminuiu uns 98%

      Excluir