Faça login com o facebook Entrar
×

Siga-nos e saiba de tudo antes de todo mundo!

SIGA-NOS

Como fazer backup antes de formatar o PC

A seguir daremos algumas dicas interessantes sobre os itens que você deverá levar em conta antes de realizar a reinstalação do seu sistema operacional.

De nada importa o tipo de versão do sistema operacional do Windows que você utilizar. Em algum momento da sua vida você irá precisar formatar o seu notebook para aplicar uma versão mais recente ou ainda reinstalar a mesma para corrigir diversos problemas. E para muitos basta apenas se mencionar a palavra formatação que existe um grande arrepio que corre a espinha.

A tarefa com isto já foi bastante trabalhosa no passado, mas atualmente o processo completo poderá ser realizado e principalmente concluído em poucas horas. A grande questão é os programas principais que devem ser lembrados antes de começar a instalação. E por isso a seguir você irá receber algumas dicas para não se esquecer de nada, além de agilizar os procedimentos e não perder nenhum arquivo.

O Backup dos arquivos e de pastas

Antes de mais nada é importante se separar que tipos de arquivos você pretende manter, e ainda quais irá descartar depois da formatação. E para isso é importante se ter em mãos alguns DVDs RW ou ainda um HD ou ainda um HD externo que possa ser capaz de suportar a sua quantidade de arquivos.

No caso das pastas estarem desorganizadas no notebook, a formatação ou ainda a reinstalação do sistema é um bom momento para se salvar tudo em lugares de acesso rápido, e ainda com algum tipo de ordenação, bem como lógica, músicas, vídeos, planilhas, tudo deverá ser copiado para uma fonte externa para que possam permanecer seguros.

No caso de uma reinstalação do sistema operacional, apenas os arquivos que estiverem salvos no mesmo drive que o Windows é que serão apagados. Temos um seguinte exemplo, se no seu computador o sistema operacional e os programas ficarem instalados no drive C:\, tudo o que estiver armazenado no drive D:\ não deverá ser modificado.

Caso o motivo da sua formatação seja um tipo de vírus que impede o antivírus de iniciar, você pode usar um CD ou DVD de boot um bom exemplo é o Linux Ubuntu, ao usar esse método o vírus não sera executado juntamente com o sistema operacional(Linux) impedindo que o vírus seja copiado juntamente com seus arquivos, ocorrendo um backup limpo e sem existência de qualquer trojan, malware ou qualquer outra praga virtual.

Você também pode optar um bom antivírus, há alguns anos eu utilizo a versão trial do antivírus Kaspersky para fazer a limpeza dos computadores de alguns clientes meus, e posso afirmar que ele nunca me deixou na mão, em uma ocasião até salvou minha formatação pois acidentalmente meu cliente colocou seu pendrive na máquina que infelizmente estava infectado, o malware começou a agir imediatamente, tive que reiniciar o PC em modo de segurança e fazer a varredura do HD com o Kaspersky, mas felizmente tudo ocorreu bem o notebook foi desinfectado com sucesso e meu trabalho foi salvo.

Nenhum comentário