Faça login com o facebook Entrar
×

Siga-nos e saiba de tudo antes de todo mundo!

SIGA-NOS

Qual a diferença de um hacker para um cracker

diferença entre hacker e cracker

Apesar dos dois termos estarem ligados a pessoas quem conhecem intimamente as áreas da tecnologias, ambos os termos tem significados diferentes. Os hackers são pessoas que utilizam de seus conhecimentos para fins de melhoria de software para notebooks ou até main frames, geralmente inserindo alguma funcionalidade nova em um programa ou atualizando alguma função já presente em algum programa. Já o cracker realiza uma atividade oposta, os mesmos realizam processos de que quebra de segurança de sistemas, sites e etc.

Outra diferença crítica em ambos é são as atividades legais e ilegais praticadas por cada grupo, os hacker realizam ações muitas vezes com a finalidade de beneficiar uma empresa ou um usuário, eles nunca invadem um sistema com intuito de causar algum dano, mas sim procurar vulnerabilidades ou erros a fim de proporcionar melhorias para o sistema, ou seja os hacker são os mochinhos.

Já os crackers utilizam de seus conhecimentos para causar o caos na rede, eles quebram sistemas ou derrubam sites a fim de roubas as informações ou até mesmo vende-las para pessoas interessadas, muitas vezes os cracker buscam a destruição total de um sistema, um bom exemplo era o site da Hash Ocean, uma plataforma que trabalhava com a minerações de Bitcoin que rendia milhares de dólares para seus usuários, ou seja crackers são os foras da lei.

Outras nomenclaturas

Existem outros nomes que são menos utilizados por pessoas leigas, entre eles estão os White Hat (Chapéu Branco), Black Hat (Chapéu Preto) e Gray Hat (Chapéu Cinza). Os White Hat são pessoas que realizam atividades legais, sendo 100% éticos, os Black Hat são os famosos cracker que agem em quebras de sistemas e atividades similares, realizam atividades ilegais, já os Gray Hat estão entre os White Hat e Black Hat, apesar de serem a favor de atividades legais os mesmos tem atitudes questionáveis.

1

Um comentário: